12/10/2007

A lenda (ou não...) da Padeira de Aljubarrota



"A lenda conta que desde pequena, Brites de Almeida se revelou uma mulher corpulenta, ossuda e feia, de nariz adunco, boca muito rasgada e cabelos crespos.
Estaria então talhada para ser uma mulher destemida, valente e, de certo modo, desordeira.
Tinha 6 dedos em cada mão, o que alegrou os pais, pois julgaram ter em casa uma mulher muito trabalhadora. Contudo, isso não sucedeu, sendo que Brites amargurou a vida dos seus progenitores, que faleceram precocemente.
Aos 26 anos ela era já órfã, facto que se diz não a ter afligido muito.
Vendeu os parcos haveres que possuía, resolvendo levar uma vida errante, negociando de feira em feira. Muitas são as aventuras que supostamente viveu, desde a morte de um pretendente no fio da sua própria espada, até à fuga para Espanha a bordo de um batel assaltado por piratas argelinos que a venderam como escrava a um senhor poderoso da Mauritânia.
Depois de várias peripécias, acabou por se fixar em Aljubarrota, onde se tornou dona de uma padaria e tomou um rumo mais honesto de vida, casando com um lavrador da zona.
Encontrava-se nesta vila quando se deu a batalha entre portugueses e castelhanos.

Derrotados os castelhanos, sete deles fugiram do campo da batalha para se albergarem nas redondezas. Encontraram abrigo na casa de Brites, que estava vazia pois Brites tinha saído para ajudar nas escaramuças que ocorriam.
Quando Brites voltou, tendo encontrado a porta fechada, logo desconfiou da presença de inimigos e entrou alvoroçada à procura de castelhanos. Encontrou os sete homens dentro do seu forno, escondidos. Intimidando-os a sair e a renderem-se, mas vendo que eles não respondiam, fingindo não entender, bateu-lhes com a sua pá, matando-os.
Diz-se também que, depois do sucedido, Brites teria reunido um grupo de mulheres e constituindo uma espécie de milícia que perseguia os inimigos, matando-os sem dó nem piedade.
Os historiadores possuem em linha de conta que Brites de Almeida se trata de uma lenda mas, assim mesmo, é inegável que a história desta padeira se tornou célebre e Brites foi transformada numa personagem lendária portuguesa, uma heroína celebrada pelo povo nas suas canções e histórias tradicionais."



Isto é que era uma Gaja!
Contra os Espanhóis, marchar... marchar...

11/10/2007

PARABENS TONICHA!!




PARABENS TONICHA!!!