28/01/2010

Muito bom!

E assim vos deixo mais uma excelente Crónica de Ricardo Araújo Pereira:

Terrorismo é uma coisa, estupidez é outra

"Os serviços secretos de Espanha andam a brincar connosco. Há uns séculos, os espanhóis levaram uns bofetões de uma profissional da indústria da panificação, e não deve passar um dia em que não pensem na vingança. Na semana passada comunicaram-nos que a Al Qaeda ameaça praticar actos terroristas em Portugal. E nós, parvos, acreditámos. Até onde chega a credulidade dos portugueses... Primeiro acreditámos no Sócrates, e agora nos espanhóis. Há que aprender a lição. Como é evidente, só um terrorista muito estúpido é que vem exercer a profissão para cá. Com a vigilância que existe, hoje em dia, nos aeroportos, os terroristas só podem entrar no País de carro. E vir andar de carro para as nossas estradas é das decisões mais obtusas que uma pessoa pode tomar. É verdade que eles são suicidas, mas não exageremos. Vai uma grande diferença entre ser suicida e ser burro.

Por outro lado, os terroristas que tiverem a infeliz ideia de entrar no País terão de construir a bomba cá. Não se faz uma viagem Paquistão-Portugal com um engenho explosivo debaixo do braço. Há que ir a uma loja comprar peças. E é aqui que as chatices começam. «Esta peça, só mandando vir do estrangeiro, chefe. Daqui a duas semanas mete-se o Carnaval, por isso agora só em Março.» Se o explosivo levar combustível, pior ainda. Eles que vejam o preço a que está a nossa gasolina, a ver se continua a apetecer-lhes rebentar coisas. É muito fácil apanhar terroristas em Portugal. São os tipos de turbante que estão nas bombas da Galp a chorar.
Os que lá andam a chorar sem turbante somos nós.
E depois temos as contingências inerentes a uma actividade tão perigosa como é o fabrico de um engenho explosivo. O terrorista corre inúmeros riscos, o maior dos quais é ir parar a um hospital português. Basicamente, o sistema de saúde português oferece-lhe três hipóteses: pode morrer no caminho, pode morrer na sala de espera e pode morrer já dentro do hospital.
É certo que o esperam 71 virgens no Paraíso, mas aposto que, para morrer num hospital português, o terrorista fica em lista de espera até as virgens serem septuagenárias, altura em que a virgindade perde muito do seu encanto.

Quando, finalmente, os terroristas conseguem reunir condições para construir a bomba, o prédio que tinham planeado mandar pelos ares já explodiu há dois meses, ou por mau funcionamento da canalização do gás, ou porque o esquentador de quatro ou cinco condóminos está instalado na casa de banho. Portugal pode ser um bom destino turístico, mas para fazer terrorismo não tem condições nenhumas. "

27/01/2010

Uma Aventura...Na Loja do Cidadão

Suponho que por esta altura já é sabido que eu nutro um especial carinho pelos serviços públicos, em particular Dep. de Finanças, Lojas do Cidadão e outros que tais.

Pois bem, necessito, por questões "burocráticas", de alterar a morada da minha carta (e não só) para poder usufruir de um cartão de residente que me permite aparcar a minha viatura de borla no estacionamento a pagantes na rua onde moro.. poderia simplesmente apresentar o meu contrato de arrendamento, ou uma das contas em meu nome...mas não, nunca pode ser nada assim tão simples...sim, até porque nunca se sabe, não fosse eu contrair um arredamento ou falsificar um contrato, apenas para poder estacionar a minha viatura ali....afinal as pessoas são capazes de elaborar os mais rebuscados planos para atingir os seus fins!!!

Pois bem, estou para tratar disso à décadas (pronto vá, 8 meses).
E porque é que já não o fiz pela net perguntam Vocês...Porque quando tentei (mais do que uma vez) disse que não me era possível efectuar tal alteração...E sim, a minha carta já é daquelas digitalizadas.
Pois bem, depois de um telefonemazinho para os devidos serviços, a resposta, de resto pouco clara, e nada esclarecedora, foi algo balbuciante do género:
- "ah não dá porque os dados não estão no sistema"
- como não estão, a minha carta não é das antigas..a minha foto é digitalizada bem como a minha assinatura...
-ah pois não sei, mas não, os dados existentes não permitem"

Ok, alguns meses depois (basicamente quando arranjei coragem para me dirigir à loja do cidadão), chego lá e a senhora indica-me a documentação necessária, que, by the way, implica duas fotos...sim porque até já não tem uma minha digitalizada nem nada!!!
O melhor é pedir outra (na volta necessitam de as colar nalguma caderneta de infância que ficou incompleta!)
Até aqui tudo, mais ou menos, bem...(NOTA: tirar fotos ASAP...ando muito esquecida ultimamente)...Mas decidi (porque a senhora, do que eu pude vislumbrar das pessoas que atendeu antes de mim, e ainda foram algumas, até me pareceu ser informada e competente -para a média dos serviços pois tá claro), questionar o porque de eu não conseguir alterar a minha morada via net, dado que a minha carta já era das mais recentes e, eis a resposta:

Ela - Pois, olhe, umas dão outras não! Mas tentou? (não pá, claro que não, alias eu estou a perguntar porque é que Eu não consegui, mas na realidade não tentei...tive um sonho!)
Eu - Sim, tentei e a informação foi de que não era possível efectuar a alteração. E informei-a sobre a resposta dada por telefone.
Ela - Ah pois, isso não, nem faz sentido, até porque a sua carta já é digitalizada (referindo-se à resposta dada por telefone). Olhe, pois é mesmo assim, não sei porque, algumas pessoas conseguem outras não, alias a maioria não consegue!!

Naturalmente, e antes que desse uma de Tonicha e ficasse verde, agradeci e retirei-me.

Agora expliquem-me lá...Ora bem, embuídos pelo espírito do choque tecnológico, criamos um sistema, de resto extremamente útil (pelo menos em teoria) e que aplaudo, para facilitar os serviços e a vida das pessoas...porém, essa inovação criada, aparentemente, não funciona...Eles sabem que existe um problema mas pelos vistos não se preocupam, nomeadamente dão infos erradas por telefone...por assim dizer estão-se a cag** e em vez de podermos alterar estas coisas no conforto do nosso lar ao alcance de um clique, não...vamos para estes serviços entupir ainda mais as coisas!!!
Não há aqui um pequeno contra censo???!!!?? (ou sou só eu e o meu mau feitio!!?)

P.S.: E depois ainda ficam surpreendidos quando eu digo que odeio ir a estes sítios!! I wonder way...
P.S.2: Sim bem sei que este não foi o episódio mais burlesco a ter lugar neste tipo de serviços...mas pronto apeteceu-me partilhar!