29/11/2007

Religião na palma da mão

Hoje apetece-me divagar sobre religião.
Talvez seja este um dos assuntos mais polémicos, pois cada indivíduo, pensa de modo diferente acerca daquilo a que chamamos FÈ.
Considero-me católica, simplesmente porque foi esta a religião “imposta” pelos meus pais e pela sociedade.
Não é de todo o culto mais coerente nem sequer o mais humilde, no entanto e como desde cedo fui guiada pelo mundo do cristianismo, sinto-me mais confortável ao pensar que existe algo superior.
Posso chamar-lhe Deus, Buda, Jeová, Shiva… O que for… o importante para mim é acreditar em algo que me faz sentir um pouco mais segura.
Cada vez acredito menos nas pessoas. São dissimuladas, vigaristas, interesseiras…Como tal também não acredito em Padres.
Acho estranhíssimo como nos deixamos julgar por pessoas com tantos ou mais erros que nos. Como podem estas pessoas estar acima do resto da comunidade católica?
Porquê existe um Papa? Ou para quê?
Como pode alguém, escolhido por um grupo restrito de homens, ter poderes para perdoar e abençoar a humanidade?
Porquê não funciona a Igreja (edifício) como um templo onde qualquer um pode ir para reflectir… sentar-se no chão… limpar a alma…Sem sermões e acusações. Um espaço de todos, sem imagens nem cruzes.
A Igreja (instituição) poderia funcionar como refúgio, escola de vida e aí os padres de agora poderiam ser apenas conselheiros…que estavam lá, com quem sabíamos que podíamos contar… Um bom ouvinte.
Sempre me senti inclinada para a religião Hindu. Gostava de saber mais.
Talvez um dia destes, tenha uma opinião formada sobre o Hinduísmo. Nessa altura talvez disserte sobre isso.
Agora tenho uma certeza; não vou “impingir” nenhuma religião a minha filha. A decisão vai ser dela...

ZEN POWER


Nota – É provável que este texto não faça sentido. São pensamentos passados para o papel. Se não é fácil por vezes compreender-me, quanto mais voces.


Nota 2 – esta é a primeira posta que faço sem imagem, mas o meu PC está armado em rebelde e não consigo fazer o upload de imagens.

3 comentários:

Arnaldo Lemos disse...

Toda e qualquer religião tem obrigatoriamente de acreditar em algo superior, algo invisível, algo inexplicável, abstrato. Porquê? Será mesmo necessário ter uma religião? Eu deixei de ter, não acredito em deus nem em nenhuma religião pois servem apenas para criar guerras e discussões. Até existe uma "guerra santa", o que só podem estar a gozar.
Acredito na natureza pois é ela que cria e transforma tudo o que nos rodeia. Talvez por isso se tivesse religião seria budista pois colocam todos os animais deste mundo ao mesmo nível.
Beijo...

Lobo Cinza disse...

:)))
Todas as religiões têm coisas boas e coisas más... é como tudo na Vida...
Bom era se o Homem, como racional que se diz ser, retivesse apenas as coisas boas... mas infelizmente não!

Aúúúúúúúúúúúúú...

Mimi Roma disse...

"..Um teísta agnóstico é alguém que assume não ter conhecimento da existência de Deus, mas acredita que Ele existe de facto..."

Sou eu...
bjo ;)