02/12/2007

Nham.. Nham...

As comidas e bebidas mais estranhas do mundo





URINA
Em 1977, o primeiro-ministro indiano Morarji Desai, na época com pouco mais de 80 anos, chocou a comunidade internacional anunciando que seu excelente estado de saúde dava-se pelo fato de ele praticar, há um bom tempo, o acto de beber a própria urina -um copo a cada manhã - em vez de café ou chá. Por conta disso, na Índia, o xixi é chamado de "Morarji Cola".
Polémicos estudos propõe tratamentos de saúde com o uso da urina. Acredita-se que o líquido pode evitar problemas de visão, estômago e outros. Sugere-se que seja ingerido apenas com água. Não se deve misturar à comida ou outros líquidos.
CURIOSIDADE No Tibet, quando um casal tem dificuldades para engravidar, o marido e a esposa bebem a urina um do outro. É uma forma de fertilizarem-se e conseguirem a tão desejada gravidez.


SOPA DE RATO
Em alguns países da Ásia, os ratos são considerados uma excelente opção no cardápio. O país de maior consumo de ratos é a Índia. Na China, toma-se sopa de rato.
Já os vietnamitas alimentam-se dos filhotes do animal. E o costume existe até no Brasil! No interior de São Paulo, come-se o preá - uma espécie de rato de esgoto - parecido com uma ratazana.
CURIOSIDADE Algumas espécies são consideradas "não-comestíveis". É o caso do o rato preto comum, considerado a mais perigosa espécie de roedores do mundo. Foram estes animais que, no século 13, espalharam uma epidemia de peste bubônica pela Europa.


PESTISCO DE BARATA
Utiliza-se a barata do mato, castanha, de tamanho um pouco menor que as domésticas, por não serem consideradas nojentas devido ao lugar que habitam.
Por causa de seu exoesqueleto, as baratas são três vezes mais ricas em proteínas que as galinhas. Na China, alguns doces são recheados com os bichinhos, entre eles o beijinho e o brigadeiro. Muitos dizem que as baratas são um delicioso petisco, quando empanadas e fritas. Como todos os insectos, elas são ricas em quitozana e não devem ser consumidas por quem é alérgico a crustáceos.
CURIOSIDADE Numa das cenas do filme O Beijo do Vampiro, de 1989, o actor Nicholas Cage aparece comendo o bichinho de verdade.


SANDUÍCHE DE MINHOCA
Os principais consumidores de minhocas são os aborígenes da Austrália, os Maoris da Nova Zelândia e alguns chineses. Há quem diga que elas serão a refeição do futuro. As minhocas devem ser bem limpas antes de consumidas. Na maioria das vezes, a iguaria é servida fervida ou cozida. Há muitos lanches feitos de minhoca cozida, com sal ou temperadas. Mas há várias outras formas de degustá-las. As minhocas têm de 70 a 82% de proteínas e seu gosto é considerado muito bom. Elas também são consumidas em outras partes do mundo. Já existem farinhas de minhoca sendo utilizada em alimentos funcionais, pois são ricas em aminoácidos essenciais e extremamente nutritivas.
CURIOSIDADE Indirectamente, as minhocas já fazem parte das nossas refeições. Elas são alimentos de vários peixes e aves que, por sua vez, também nos servem de refeição


Bem bom!!! Ainda bem que estou de dieta... :)

4 comentários:

Molinhas disse...

Podes crer...via a dieta!

Molinhas disse...

*viva

Soni Materazzi disse...

Fonix acredita e por este andar não abandono a dieta tão cedo... :)

Lobo Cinza disse...

VIVA AS ISCAS!!!

:P

Aúúúúúúúúúúúúúúú