27/01/2010

Uma Aventura...Na Loja do Cidadão

Suponho que por esta altura já é sabido que eu nutro um especial carinho pelos serviços públicos, em particular Dep. de Finanças, Lojas do Cidadão e outros que tais.

Pois bem, necessito, por questões "burocráticas", de alterar a morada da minha carta (e não só) para poder usufruir de um cartão de residente que me permite aparcar a minha viatura de borla no estacionamento a pagantes na rua onde moro.. poderia simplesmente apresentar o meu contrato de arrendamento, ou uma das contas em meu nome...mas não, nunca pode ser nada assim tão simples...sim, até porque nunca se sabe, não fosse eu contrair um arredamento ou falsificar um contrato, apenas para poder estacionar a minha viatura ali....afinal as pessoas são capazes de elaborar os mais rebuscados planos para atingir os seus fins!!!

Pois bem, estou para tratar disso à décadas (pronto vá, 8 meses).
E porque é que já não o fiz pela net perguntam Vocês...Porque quando tentei (mais do que uma vez) disse que não me era possível efectuar tal alteração...E sim, a minha carta já é daquelas digitalizadas.
Pois bem, depois de um telefonemazinho para os devidos serviços, a resposta, de resto pouco clara, e nada esclarecedora, foi algo balbuciante do género:
- "ah não dá porque os dados não estão no sistema"
- como não estão, a minha carta não é das antigas..a minha foto é digitalizada bem como a minha assinatura...
-ah pois não sei, mas não, os dados existentes não permitem"

Ok, alguns meses depois (basicamente quando arranjei coragem para me dirigir à loja do cidadão), chego lá e a senhora indica-me a documentação necessária, que, by the way, implica duas fotos...sim porque até já não tem uma minha digitalizada nem nada!!!
O melhor é pedir outra (na volta necessitam de as colar nalguma caderneta de infância que ficou incompleta!)
Até aqui tudo, mais ou menos, bem...(NOTA: tirar fotos ASAP...ando muito esquecida ultimamente)...Mas decidi (porque a senhora, do que eu pude vislumbrar das pessoas que atendeu antes de mim, e ainda foram algumas, até me pareceu ser informada e competente -para a média dos serviços pois tá claro), questionar o porque de eu não conseguir alterar a minha morada via net, dado que a minha carta já era das mais recentes e, eis a resposta:

Ela - Pois, olhe, umas dão outras não! Mas tentou? (não pá, claro que não, alias eu estou a perguntar porque é que Eu não consegui, mas na realidade não tentei...tive um sonho!)
Eu - Sim, tentei e a informação foi de que não era possível efectuar a alteração. E informei-a sobre a resposta dada por telefone.
Ela - Ah pois, isso não, nem faz sentido, até porque a sua carta já é digitalizada (referindo-se à resposta dada por telefone). Olhe, pois é mesmo assim, não sei porque, algumas pessoas conseguem outras não, alias a maioria não consegue!!

Naturalmente, e antes que desse uma de Tonicha e ficasse verde, agradeci e retirei-me.

Agora expliquem-me lá...Ora bem, embuídos pelo espírito do choque tecnológico, criamos um sistema, de resto extremamente útil (pelo menos em teoria) e que aplaudo, para facilitar os serviços e a vida das pessoas...porém, essa inovação criada, aparentemente, não funciona...Eles sabem que existe um problema mas pelos vistos não se preocupam, nomeadamente dão infos erradas por telefone...por assim dizer estão-se a cag** e em vez de podermos alterar estas coisas no conforto do nosso lar ao alcance de um clique, não...vamos para estes serviços entupir ainda mais as coisas!!!
Não há aqui um pequeno contra censo???!!!?? (ou sou só eu e o meu mau feitio!!?)

P.S.: E depois ainda ficam surpreendidos quando eu digo que odeio ir a estes sítios!! I wonder way...
P.S.2: Sim bem sei que este não foi o episódio mais burlesco a ter lugar neste tipo de serviços...mas pronto apeteceu-me partilhar!

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