19/01/2011

Afinal a culpa é dos Genes...

In Jornal Público,

"E se o genes além de poderem influenciar a escolha dos parceiros sexuais tiverem uma palavra a dizer nas nossas amizades? O estudo publicado esta semana na revista Proceedings of the National Academy of Sciences analisou seis genes que são conhecidos por estarem ligados ao nosso comportamento e descobriu que dois deles estão relacionados de forma oposta na forma como escolhemos as pessoas.

O trabalho feito por uma equipa da Universidade de San Diego e de Harvard construiu mapas de amizades a partir do estudo longitudinal sobre a saúde dos adolescentes feito a nível nacional nos Estados Unidos. Os mapas mostram que as pessoas que têm uma variante do gene DRD2 que está associado a uma maior tendência para o alcoolismo, impulsividade e hiperactividade são mais amigos entre si do que o que seria esperado.

Segundo James Fowler, primeiro autor do artigo, isto faz sentido. “Se sou mais impulsivo, posso escolher ter amizades com outros que são mais impulsivos”, disse citado pela revista Time. O cientista também reflecte o efeito de feedback que esta relação tem: “Sabemos que este gene mostra uma associação com o alcoolismo. O que se prova aqui é que se temos este gene, é mais provável que os nossos amigos também tenham. Não só estamos mais susceptíveis a ter um certo comportamento, como estamos com pessoas que também são susceptíveis de ter este comportamento.”"

Nenhum comentário: