26/01/2008

Fotografias que fizeram história

Execução em Saigon
"O coronel assassinou o preso, mas eu... assassinei o coronel com minha câmara!" - Palavras de Eddie Adams, fotógrafo de guerra, autor desta foto que mostra o assassinato, a 1 de Fevereiro de 1968 por parte do chefe de polícia de Saigon, a sangue frio, de um guerrilheiro do Vietcong. Adams, correspondente em 13 guerras, obteve por esta fotografia um prémio Pulitzer, mas ficou tão emocionalmente tocado com ela que se converteu em fotógrafo paisagístico.

Protesto silencioso
Thich Quang Duc, nascido em 1897, foi um monge budista vietnamita que se sacrificou até à morte numa rua movimentada de Saigon a 11 de junho de 1963. Seu acto foi repetido por outros monges. Enquanto seu corpo ardia sob as chamas, o monge manteve-se completamente imóvel. Não gritou, nem sequer fez um pequeno ruído.Thich Quang Duc protestava contra a maneira que a sociedade oprimia a religião Budista no seu país. Após a sua morte, seu corpo foi cremado conforme a tradição budista. Durante a cremação seu coração manteve-se intacto, pelo que foi considerado como quase santo, e seu coração foi transladado aos cuidados do Banco de Reserva do Vietnã como relíquia.


Espreitando a morte
Em 1994, o fotógrafo Sudanês Kevin Carter ganhou o prémio Pulitzer de foto jornalismo com uma fotografia tirada na região de Ayod (uma pequena aldeia em Suam), que percorreu o mundo inteiro. A figura esquelética de uma pequena menina, totalmente desnutrida, recostando-se sobre a terra, esgotada pela fome e a ponto de morrer, enquanto, num segundo plano, a figura negra expectante de um abutre se encontra espreitando e esperando o momento preciso da morte da garota. Quatro meses depois, abrumado pela culpa e conduzido por uma forte dependência das drogas, Kevin Carter suicidou-se.

5 comentários:

goamushroom disse...

Para quem não sabe e/ou não e lembra, a segunda foto é a imagem de capa do primeiro álbum dos Rage Against The Machine.

Beijos e abraços

Mimi Roma disse...

As três fotos são brutais, mas sem dúvida que a que me toca mais é a última.
Dá-me um nó no estômago sempre que a vejo.

Soni Materazzi disse...

São de facto impressionantes....e concordo ctg Mimi...a ultima então...infelismente, a foto já tem alguns anos, mas esta realidade continua a existir no Mundo...

Davi Reis disse...

Deixo-vos o link para um post que escrevi há já algum tempo sobre a foto de Eddie Adams. Trata-se de informação que creio não existir na Internet em língua portuguesa, uma vez que parti de textos que lia, mas em inglês. Traduzi, editei e compus, portanto. Mas contém uma ou outra curiosidade interessante:

http://cadernodecorda.blogspot.com/2006/04/execuo-vietcong-saigo-1968-um-instante_28.html

A propósito da última foto, deve dizer-se que, apesar de distinguido, Kevin Carter suicidou-se pouco tempo depois com sérios problemas de consciência. De todas, considero sinceramente que é de longe a pior foto, pelo horrífico e cruel oportunismo. Em vez de enxotar o abutre e salvar a criança, o gajo deixa-se estar a uns metros à espera do melhor enquadramento?! Sinceramente!

Davi Reis disse...

Só depois de escrever o comentário anterior é que reparei que, afinal, tinham mencionado o suicídio de Carter... Sorry. Mas o resto é válido.

Bjs