26/04/2010

Sobre o Estado e a Religião (Católica)...

Ainda não me tinha dado para dissertar sobre a vinda do Papa, mas hoje apeteceu-me!

Atenção, não tenha nada contra o senhor, admito no entanto que gostava bem mais do anterior, era muito mais patusquinho,mas pronto, isso agora também pouco interessa...

Acredito que uns bons 80% da nossa população seja católica, sendo que destes, apenas uma pequena parte é, efectivamente, praticante, isto claro está, já para não falar dos que são "extremosos devotos"...mas que de católicos devem ter muito pouco...

Ainda assim, tenho para mim que o facto de grande percentagem da nossa população ser católica não justifica, nem deveria justificar, o aparato que o Estado ajuda a patrocinar à volta deste tipo de eventos.

Ora bem, sua senhoria o Papa vem cá..tudo bem, aceito que o Estado possa despender alguns trocos para o efeito, mas daí da gastarmos € 200 mil euros só com o palco onde o senhor vai falar...acho que vai alguma distância, mas se calhar é só o meu mau feitio a falar.

Admito porem, que isto atinge o momento alto quando dizem que vai ser dada tolerância de ponto à Função Publica nos dias da visita de sua excelência...(vá, admito, boa parte da minha indignação é mesmo dor de cotovelo porque a mim ninguém me dá tolerância...)

Mas vamos ver a coisa deste prisma, eu (e restantes contribuintes) andamos a pagar impostos, de resto por tudo e mais alguma coisa, para custear essa grande máquina que é o Estado (e seus parasitas), e depois com esse dinheirinho andamos não só a pagar palcos de € 200 mil euros (o palco deve ter banho a ouro...) como, e porque isto por si não bastava, ainda mandamos os funcionários do Estado para casa...até porque eles geralmente produzem imenso, não é verdade..é vê-los a suar em bica atrás dos balcões das repartições publicas, coitadinhos...e caso Nós, os demais contribuintes (alguns dos quais, que eventualmente, até poderão nem ser católicos, sim, afinal existem outras religiões (yes its true) e os ateus) necessitemos de tratar de algum assunto num desses serviços, a quem foi facultada a tolerância, é o chamado azarucho...temos pena mas "The Pope comes to town!"

Atenção, digo isto meio em jeito de palhaçada, naturalmente, não me causa grande choque o gastarem algum dinheiro com isto, alias de tanto dinheiro que é mal gasto pelo Estado, claramente, este será um mal menor, nem a tolerância de ponto (já vamos estando habituados...)

Acho que o que me incomoda mesmo é ter a sensação de que o Estado e a Religião Católica andam, demasiadas vezes, de mãos dadas...é que não é por nada, mas o Estado é Laico!! Parece-me cá a mim que há quem não tenha noção disso...

Mas e já agora, pergunto eu, também não querem dar tolerância de ponto amanhã??!!! É que pelos vistos vai haver greve geral dos transportes e vai ser um bico de obra chegar a Lisboa...

Nenhum comentário: